Era cedo quando chegamos ao Lebo’s Soweto Backpackers, no coração de Soweto, South Western Townships, os ‘bairros do sudoeste‘, construídos inicialmente para abrigar os trabalhadores negros que ‘se matavam‘ nas minas de ouro em Joanesburgo e que com o passar dos anos se tornou símbolo da resistência ao Apartheid, o terrível regime de segregação racial adotado oficialmente pela África do Sul de 1948 a 1994. Nosso primeiro compromisso do dia foi um passeio de tuk tuk em Soweto e esse, você não pode perder!
Passeio de tuk tuk em Soweto
A visita a Soweto é programa obrigatório pra conhecer mais sobre a África do Sul. E se você quer uma dica quente, vale a pena dar uma olhada em um dos tours oferecidos pelo Lebo’s Soweto Backpackers.
Lebo Malepa e as mudanças em Soweto
Lebo Malepa é um jovem empreendedor que há tempos vem mudando a forma como os turistas encaram Soweto. Em 2003 fundou o Lebo Soweto Backpackers, o primeiro albergue de Soweto e desde então começou a oferecer visitas guiadas pelo bairro. Seu objetivo era fazer com que as pessoas abrissem os vidros do carro, descessem das vans e derrubassem seus muros, que aqui na África do Sul ainda são altos.
Lebo tem sido um agente de mudanças e você sente isso assim que chega lá!
Com um ambiente jovem, musical e super alto astral, que se estende até o outro lado da rua, que acabou virando um parque, graças às ações de Lebo e companhia, o lugar conquista logo de cara.
Não viaje sem seguro viagem, hein?
Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
Quais são os tours oferecidos pelo Lebo Soweto Backpackers?
O Lebo’s Soweto Backpackers oferece duas maneiras para explorar Soweto. Você pode ir de bicicleta ou de tuk tuk.
Isso mesmo, aquele tuk tuk, típico do sudeste asiático, que é também usado como meio de locomoção dos moradores em muitas regiões dessa imensa cidade, já que muitas áreas não possuem estrutura básica.
Passeio de tuk tuk em Soweto
Embarcamos eu e Sô em um tuk tuk colorido peace and love. Nossos fiéis escudeiros Martin e Collen embarcaram no outro, não sem antes fazer pose para a foto!
Esses caras fizeram nossa visita a Joanesburgo e à África do Sul muito mais completa e rica. Foi um prazer poder passar um tempo com eles e conversar tanto sobre o seu país, o meu país!
Aliás, desde a primeira vez que estive na África do Sul, lá em 2013, senti como se fossem nações irmãs, Brasil e África do Sul, tão parecida e tão conectadas, de uma certa forma.
De volta ao tour de tuk tuk
Seguíamos guiadas por Isaac, um holy man, -!-. No outro tuk tuk, Martin e Collen iam de carona com Lungine, um jovem apaixonado por Soweto e sua história. Sabe como é bom ouvir pessoas com brilho nos olhos?!
Apesar da triste história, aprendi com os sul-africanos que como os elefantes, não se deve esquecer, mas como as cobras, é preciso andar pra frente!
Destaques do tour de tuk tuk em Soweto
A primeira parada do passeio de tuk tuk serviu pra gente ter uma vaga noção do tamanho de Soweto, uma imensa cidade formada por 41 bairros/regiões. De lá avistamos o famoso Orlando Stadium, onde Mandela deu início à Copa do Mundo de 2010.
Aliás, o futebol é super importante para os sul-africanos e durante o passeio passamos por duas casas pintadas com as cores dos rivais Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, no clássico sul-africano, chamado de Soweto Derby.
Essas casas com esses telhados de concreto diferentões são chamadas de casa elefante, porque a estrutura de seus telhados lembra as costas de um elefante.
» A vida como ela é
O tour é a vida como ela é. E como você deve imaginar, a vida em Soweto nunca foi fácil. Visitamos os antigos hostels em Mzimhlophe, onde viviam os homens que trabalhavam nas minas em Joanesburgo.
Pudemos ouvir mais sobre como esses antigos hostels agora abrigam famílias inteiras e como Soweto cresceu cresceu e cresceu.
Soweto é uma enorme área urbana, e algumas regiões não têm saneamento básico, nem coleta de lixo. Essas regiões convivem lado a lado com bairros cheios de mansões.
» Experimentando a culinária local
Um dos highlights do tour de tuk tuk em Soweto foi experimentar a tradicional bochecha de boi fervida ali mesmo, dentro de uma dessas casas de lata.
Esse é um prato típico de Soweto e, é claro, tivemos que provar. Pra acompanhar o famoso pap., uma espécie de polenta feita de milho. A gente faz uma bolinha com ele e come junto com a carne.
A história de Soweto
Durante o Apartheid, Soweto foi construído para ser um bairro afastado, único lugar onde os negros podiam ter uma casa. Soweto era o único lugar onde os negros podiam morar. Não é a toa que se tornou um forte símbolo da resistência e da luta contra as atrocidades desse regime horrível.
O tour de tuk tuk em Soweto oferecido pelo Lebo’s é um ótimo exemplo de como o turismo pode ajudar a transformar. Percorrer as ruas às vezes asfaltadas, às vezes não do labirinto que é Soweto, é um excelente ponto de partida pra tentar entender mais sobre esse país tão plural que é a África do Sul.
Memorial Hector Pieterson
Outro destaque do tour de tuk tuk em Soweto é a visita ao Memorial Hector Pieterson.
Hector Pieterson, esse jovem de 13 anos sendo carregado por um estudante na foto é o símbolo do Levante de Soweto, como ficou conhecido um terrível episódio que aconteceu em Soweto em 16 de junho de 1976.
O protesto, que contava com cerca de 20 mil estudantes e até então era pacífico entrou em confronto com a polícia, conhecida por não ter dó, principalmente dos moradores de Soweto. Estima-se que mais de 700 estudantes morreram naquele dia, lutando por direitos iguais de educação. Hector Pieterson foi o mais jovem deles e o mais curioso: ele não estava participando da manifestação, estava apenas atravessando a rua.
O protesto não acabou com o Apartheid, mas conseguiu enfraquecê-lo. Essa fotografia viajou o mundo e conseguiu grandes conquistas. Esse memorial e todo seu simbolismo fazem a gente pensar.
Vilakazi Street
O tour passa também pela Vilakazi Street, a rua mais famosa do mundo, conhecida por ter dois moradores ganhadores do prêmio Nobel: Nelson Mandela e Desmond Tutu. Aqui recomendo que você pare e visite a antiga casa de Nelson Mandela, transformada no ótimo Mandela House Museum.
Quanto custa o tour de tuk tuk em Soweto?
O tour de tuk tuk em Soweto oferecido pelo Lebo’s Soweto Backpacker’s custa R430 por pessoa (pouco mais de R$100) pra quem só quiser fazer o tour. Pra quem estiver hospedado no hostel o tour custa R350.
Os dois valores incluem almoço com direito a comida típica, que é servido no parque/cozinha/bar comunitário que fica em frente ao Lebo’s!
Quando?!
Os tours de tuk tuk em Soweto do Lebo’s acontecem diariamente às 10 e às 13 horas.
Tour de tuk tuk em Soweto. Vale a pena?!
Eu achei o tour de tuk tuk super legal! Uma aula de história e simpatia. Você consegue sentir o clima de comunidade dessa região e passa a conhecer mais sobre a vida dos 4, 5 milhões de habitantes de Soweto, essa imensa comunidade que sofre e ri junta, sempre com muita força de vontade pra seguir pra frente, sem olhar pra trás.
Foi uma experiência marcante ouvir as histórias e conhecer essas pessoas que estão fazendo história por aqui!
Como chegar em Soweto
A maneira mais fácil de chegar em Soweto é de carro, já que o transporte público até lá é praticamente inexistente e como dirigi muito na África do Sul sei que os motoristas das vans que vão e voltam de Soweto até o centro de Joanesburgo têm alguns parafusos a menos no trânsito. Não recomendo.
Se você quiser conhecer Soweto por conta própria, ótimo! Alugue um carro e seja feliz. Sabendo exatamente os lugares onde ir e um bom GPS, acredito que você não terá problemas.
Porém, apesar de amar explorar novos destinos sozinha, acho que uma visita a Soweto pede e merece a companhia de um guia. Minha recomendação é mandar um e.mail para o querido Lesiba Martins ([email protected]), um super guia que viveu o Apartheid na pele e sabe tudo sobre Soweto.
Outra opção é organizar o transporte com o próprio Lebo’s. Mas prepare o bolso, viu?! Vale a pena até comparar a tarifa que eles cobram com a tarifa do Uber. #Ficaadica
Vai alugar um carro na África do Sul?
Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem IOF.
Faça uma viagem tranquila
Não se esqueça do seguro viagem, hein? Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Garantia de assistência para você e para o seu bolso, já que um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares.
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online, como a Seguros Promo ou Real Seguros. Em ambos os casos você pode comparar planos de seguradoras diferentes – e confiáveis – em uma única plataforma, simples e fácil de usar.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
Roteiro de 10 dias pela África do Sul
Quer saber mais sobre a nossa viagem pela África do Sul?! Dá uma olhada no roteiro completo de 10 dias na África do Sul de carro.
Leia mais dicas de viagem para África do Sul
- 10 dias na África do Sul de carro
- Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
- Vale a pena aluguar carro na África do Sul?
- Como é dirigir na África do Sul
- Precisa de PID na África do Sul?
- A super fotogênica Rota Panorâmica
- Onde se hospedar na Rota Panorâmica: Thaba Tsweni Lodge
- Safári no Kruger Park: tudo o que você precisa saber
- Dicas de fotografia para um safári na África do Sul
- 16 lodges incríveis no Kruger Park
- Makumu Private Game Lodge, uma experiência única na África do Sul
- Onde ficar no Kruger Park: dicas para economizar
- À procura de um baobá na África do Sul
- Passeio de barco no Blyde River Canyon
- Onde ficar em Hoedspruit, na África do Sul
- O que fazer em Soweto: 7 experiências inesquecíveis
- Walter Sisulu Square of Dedication: um museu a céu aberto em Soweto
- O que fazer em Joanesburgo
- Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo
- Safári na África do Sul: Pilanesberg Park
Salve esse artigo no Pinterest
Fizemos o tour de tuk tuk em Soweto a convite do Visit Joburg, que foi nosso super parceiro em Joanesburgo e nos ajudou a preparar esse roteiro recheado para mostrar pra vocês!
Oi Alessandra! Adorei as dicas!
O Martim que vc indicou como guia é guia privado pra nos guiar pela cidade ou ele é do Lebo?
Quero dizer, se quiser fazer o passeio de tuk tuk pir Soweto tem que reservar o passeio + guia?
Oi Rochelle, tudo bem?! Obrigada pela visita. Que bom que você gostou. O Martim é guia privado. O passeio do Lebo’s é guiado pelos guias deles. São duas coisas diferentes. Você reserva o passeio no Lebo’s mas tem que chegar até Soweto, né?! Pode fechar o transporte com eles mesmo, ou então contratar um guia para passear pela cidade. Eu recomendo. A história da África do Sul é algo que merece ser ‘ouvido’. Abração.
Olá,
você fez o passeio de 2 horas? Dá tempo para visitar o interior do museu casa de Nelson Mandela, ou passa só na frente?
Como contactar com a Lebo Soweto Backpackers? Poderia dizer-me o número do Telafone?
Grato mais uma vez.
Geraldineli Azevedo
Rio de Janeiro/Brasil
Tem todas as informações lá no site deles: http://www.sowetobackpackers.com/
Viajarei para a África do Sul no próximo dia 14 de setembro/17, e gostaria de saber se o tour de Tuk-Tuk é somente em inglês ou se há também em espanhol?
Pelo relato o tour parte às 10 e às13 horas. Significa dizer que o tour dura cerca de 3 horas?
Desde já grato por sua resposta.
Geraldineli Azevedo
Rio de Janeiro/Brassil
Olá, Geraldineli, tudo bem?! Obrigada pela visita. Que legal que você vai pra África do Sul. Tenho certeza que você vai se surpreender! Acho que são 2 horários. Um às 10 horas e o outro às 13 horas. Eles têm uma opção de tour de 2 horas e um mais completo de 4 horas. Você pode escolher entre eles. O valor do tour ainda inclui o almoço na volta (tour das 10h) ou antes de ir (tour às 13h). O tour é em inglês. stou à disposição para qualquer dúvida ou informação.
Ahhhm adoramos as dicas assim como as fotos! Deve ser um passeio realmente incrível. Parabéns pelo conteúdo!
Que experiência de vida! A gente que gosta de história e leu muito sobre Apartheid fica doido pra ver isso ao vivo. EU quero muito repetir esse seu roteiro um dia desses!
Amei o Post!
Deve ter sido uma dessas experiências memoráveis. Eu cresci vendo o apartheid e se era duro ver/ouvir/saber estar aí onde vocês estiveram deve ter sido forte. Eu quero ir. Eu vou. Quero ver de perto passado e presente. Já salvei este texto pois a minha intenção é ir ano que vem, ou em dois anos. :)
Taí um tipo de passeio que eu adoro fazer! Amei a dica e certamente vou aproveitá-la quando visitar o país! Só uma coisa: tem meeeesmo que provar essa carne aí? Porque essa eu teria que pular… No mais, achei uma dica fantástica. As fotos também estão demais! Beijo grande
Nossa, adorei o post e fiquei tentado a viver essa experiência também! As fotos estão demais e a África do Sul está nos meus planos faz tempos. Abs
Um passeio super diferente pela realidade do lugar, mas nem por isso deixa de ser colorido e rico. Deve ter sido uma experiência muito marcante mesmo!
Tuk Tuk hoje em dia tem em quase todos os destinos e eu acho o máximo. Adorei o seu relato.
Adoro esse tipo de passeio e acho que soma muito à uma viagem esse contato com locais e sua história/cultura. Ainda quero conhecer a Africa do Sul e achei esse passeio muito interessante. Certamente irei acrescentar ao meu roteiro.
Um abraço!
Bacana esse passeio,o Soweto é um local que tenho muita vontade de conhecer, pois as crianças que aparecem nas fotos sempre são lindas e sorridentes, com uma felicidade que é obviamente interior. Parabéns pelo relato!
Que incrível o trabalho de Lebo Malepa para a Soweto, este tipo de mente empreendedora é capaz de gerar mudanças significativas em toda uma comunidade, que venham mais “Lebos” por este mundão à fora. Lindo post!
Nossa… que passeio legal! E que cultura e paisagens totalmente diferentes da nossa. Deve ser incrível conhecer um lugar assim. Adorei