Nem só de água doce e areia branquinha vive o viajante em Alter do Chão, o ‘Caribe da Amazônia’. Essa bela região, parte do município de Santarém, no oeste do Pará, também reserva surpresas gastronômicas únicas para os gulosos de plantão.
Cheia de personalidade e feita com ingredientes frescos únicos, a culinária tapajônica impressiona pela simplicidade e ao mesmo tempo complexidade de seus sabores.
Confira a seguir uma lista com os melhores restaurantes de Alter do Chão e Santarém e descubra o melhor – e mais gostoso – da culinária local!
O que comer em Alter do Chão e Santarém
A culinária paraense é uma das mais interessantes e criativas do país e tem particularidades e ingredientes típicos em cada uma de suas regiões.
Em Bragança, por exemplo, no nordeste do Pará, a amarelíssima e crocante farinha d’água é a rainha da mesa. Na Ilha do Marajó, o lugar de destaque vai para o queijo de búfala.
Em Alter do Chão e Santarém, à beira do imenso Tapajós, são os peixes amazônicos como pirarucu, tambaqui, surubim e filhote que ditam o tom das refeições, acompanhados pelos sabores do tucupi e do jambu, patrimônios gastronômicos do Pará.
Outra iguaria típica que você tem que provar em Alter do Chão e Santarém é o aviú, um micro camarão de água doce, com menos de 10mm de comprimento.
A temporada de aviú vai de julho a setembro. Fora dessa época é comum encontrá-lo congelado.
Para completar o banquete, o rei do meu coração: feijão manteiguinha de Santarém, um pequeno feijão Caupi, da mesma família do feijão Fradinho. Gosto tanto desse feijãozinho que costumo dizer que ele é amor.
Onde comer em Alter do Chão: os melhores restaurantes
Agora que você já conhece alguns dos pratos típicos de Alter do Chão e Santarém, que tal conhecer os melhores restaurantes da região para descobrir todos os sabores do Tapajós?!
» Ty Comedoria e Bar
O Ty Comedoria e Bar é, provavelmente, o mais charmoso restaurante de Alter do Chão. O ambiente aberto e descolado, mais parece uma praia. Relaxe com o pé na areia e aproveite a ótima carta de drinks.
O cardápio do Ty também impressiona. Ingredientes locais são preparados com técnicas e inspiração moderna. Vale a pena investir na experiência completa! Peça entrada, prato principal e sobremesa e dê preferência aos ingredientes e peixes locais. Com certeza, você irá se surpreender!
Para começar, boas pedidas são os chips de macaxaiera com molho de tucupi apimentado e o ceviche de pirarucu fresco, com tucupi, laranja, coentro e cebola roxa.
Como prato principal, eu pedi um filhote na crosta de castanha com mel de jandaíra e molho arubé, que estava sensacional!
Para adoçar ainda mais a vida, pode babar com esse pudim de cumaru (a baunilha da Amazônia) com nougatine de castanha e essa panna cotta de tapioca com ganache de açaí e crispes de gengibre.
Confira os horários de funcionamento atualizados
» Restaurante do BeloAlter Hotel
O Belo Alter Hotel fica a 1 km da vila e tem uma excelente localização à beira do belíssimo Lago Verde, uma das atrações de Alter do Chão.
O hotel é uma excelente opção de hospedagem em Alter do Chão e conta com piscina e restaurante.
Confira as melhores ofertas de pousadas em Alter do Chão
» Quiosques à beira do rio
Tomar uma cervejinha e comer uma porção de peixe fresco à beira do imenso rio Tapajós até que não é uma má ideia, né?!
Ilha do Amor
O destino óbvio durante a temporada de praias em Alter do Chão é a Ilha do Amor, cartão postal da vila.
A dica é chegar cedo nos finais de semana, porque lota, viu?! Visite a Ilha do Amor em um dia de semana para menos competição na areia.
Praia do Cajueiro
A praia do Cajueiro também é uma ótima opção para quem quer descansar e curtir uma praia com o pé na água do rio Tapajós!
Outras praias com quiosques
Procurando outras opções? A Praia do Pindobal e a Praia da Ponta de Pedras também contam com infraestrutura de barracas e quiosques à beira do rio.
Confira todas as localizações no mapa interativo no final do post
» Casa do Saulo
O restaurante Casa do Saulo é um dos melhores restaurantes perto de Alter do Chão e Santarém. O restaurante fica na Praia do Carapanari, a 20 km do centro de Santarém e 28km de Alter do Chão.
Apesar do acesso ser um pouco mais complicado, o lugar é um charme. O ambiente é aberto, super gostoso, com vários decks de madeira, piscina e até cenários para fotos e vídeos.
Dá para passar o dia todo aproveitando o sol e as delícias do cardápio.
O forte do restaurante são os peixes, mas confesso que o risoto Tapajós, com tucupi, camarão e jambu conquistou o meu coração.
Tive o privilégio de conversar com o chef Saulo Jennings, dono do restaurante, durante o soft opening do Tapiri do Saulo, seu novo empreendimento em Alter do Chão.
Saulo me contou sobre a sua paixão pela gastronomia tapajônica e iniciativa de resgate do interesse de chefs de cozinha locais por estes ingredientes tão únicos. Vida longa!
Alugar um carro é a maneira mais prática de se locomover entre Santarém e Alter do Chão.
Uma ótima dica para economizar é acessar o site da Rentcars para pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.
A Rentcars garante o melhor preço no aluguel de carro, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.
» Outras dicas de restaurantes em Alter do Chão
Outras opções de restaurantes em Alter do Chão, são: Espaço Gastronômico Alter do Chão e Farol da Ilha, na orla da cidade; Arco-Íris da Amazônia, na praça central da cidade; Siriá, opção para viajantes vegetarianos e veganos e Tribal.
Onde comer em Santarém
Caso você escolha se hospedar em Santarém, não se preocupe! A cidade também oferece ótimos restaurantes que não vão decepcionar.
» Bistrô Nossa Casa
A começar pelo Nossa Casa, da chef Marcia Melo que recebe pessoalmente os clientes do restaurante. O cardápio é imenso, mas na minha opinião, os peixes locais são o destaque.
Outra campeã por aqui é a farofa de piracuí com banana. Não tem erro!
» Restaurante Piracaia
Sem dúvida nenhhuma, o Restaurante Piracaia é um dos melhores restaurantes em Santarém. Ele funciona no esquema de buffet, que surpreende pela variedade e qualidade.
Por apenas R$38,90 você vai poder se esbaldar com os clássicos da gastronomia paraenses, como maniçoba, vatapá, pato no tucupi, farofa de piracui e muito mais!
Leia também: Onde comer em Belém: os melhores restaurantes
» Boto Sorveteria Artesanal
Para completar essa lista com as melhores dicas de onde comer em Alter do Chão e Santarém, guardei a opção mais fresca para o final: a Boto Sorveteria Artesanal e seus sorvetes únicos, produzidos com ingredientes locais da Amazônia.
Uma boa pedida para celebrar o Pará é o Treme Treme, feito com maracujá, pimenta, cupuaçu e jambu. Diferente, né?!
Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?
Além de assistência médica e odontológica em todo o Brasil, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.
Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!
Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, e ganhe até 10% de desconto.
Os melhores restaurantes em Alter do Chão e
Santarém | No Mapa
Confira as localizações dos melhores restaurantes de Alter do Chão e Santarém no mapa virtual abaixo.
Leia também: Tutorial passo-a-passo para usar o Google Maps para planejar o seu roteiro de viagem
Leia mais dicas do Pará
- 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- Ilha do Marajó: tudo o que você precisa saber e mais
- O que fazer em Belém: 23 dicas testadas e aprovadas
- Onde ficar em Belém: os melhores bairros e hotéis
- Onde comer em Belém: os melhores restaurantes
- As curvas do Theatro da Paz em Belém
- Orla ao Entardecer: passeio de barco em Belém
- Mangal das Garças: passeio em Belém
- Lá em Casa: dicas de restaurante em Belém do Pará
- Chocolate da Ilha do Combu: a incrível história de dona Nena
- Círio de Nazaré: a maior manifestação religiosa no Brasil
- Jornada fotográfica no Círio de Nazaré