Se você tá pensando na Rio 2016, ou já está na cidade maravilhosa para as Olimpíadas, já sabe que essa é uma daquelas oportunidades únicas.
Estivemos no Rio por 6 dias, e aproveitamos o espírito olímpico pra explorar a cidade em 7 experiências olímpicas, e além!
Leia também: O interativo Museu Seleção Brasileira no Rio de Janeiro
Rio Olímpico. Será?!
Chegamos ao Rio de Janeiro na quinta-feira dia 4 de agosto, véspera da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Era feriado, e a cidade já estava envolvida pelo clima olímpico.
Confesso que estávamos um pouco receosas no início, mas todas as nossas dúvidas sobre segurança e organização do evento foram liquidadas assim que pousamos no Santos Dumont. À medida que os dias foram passando, as olimpíadas tomaram conta de vez da cidade, que retribuía com seus visuais incríveis, e apaixonantes!
Rio 2016 | 7 Experiências Olímpicas e Além no Rio de Janeiro
1. Passear pelo Boulevard Olímpico
A zona portuária do Rio de Janeiro sofreu uma intensa renovação para a Rio 2016 e abriga um imenso espaço de convivência ao ar livre chamado Boulevard Olímpico.
É um passeio quase obrigatório pra quem estará na cidade durante os Jogos. São várias as atrações do Porto Maravilha: Vai rolar transmissão de jogos, shows em vários palcos, atividades culturais e intervenções artísticas, com entrada livre entre 5 e 21.8, e 7 a 18.9.
Você pode ‘voar‘ em um Balão Panorâmico, se jogar no Bungee Jump, e conferir de pertinho a Pira Olímpica, e o Mural Etnias, um dos trabalhos mais incríveis que já vi do Eduardo Kobra.
Se a fome pintar, pode aproveitar pra fazer uma boquinha em um dos food trucks espalhados pelo Boulevard. Recomendo fortemente o sudtruck, da Roberta Sudbrack. O mega famoso SudDog é delicioso, e vai concorrer ao título de melhor cachorro quente do mundo esse ano em uma competição na Dinamarca.
Pra uma opção vegetariana, ADOREI o cardápio com temática cogumelos do COGU. Tem até coxinha!
2. Visitar a Casa Brasil no Pier Mauá
Localizada nos Armazéns 1 e 2 do Píer Mauá, pertinho do Museu do Amanhã, e do mural do Kobra, que falei antes, a Casa Brasil te leva por uma viagem incrível pelas várias regiões do Brasil, com experiências interativas e sensoriais, e uma programação gratuita, de 4.8 a 18.9.
Horário de Funcionamento:
4 a 18.8 – 10h às 20h
19.8 a 6.9 – 14h às 20h
7 a 18.9 – 10h às 20h
Uma das atrações mais emocionantes da Casa Brasil, pra mim, é a exposição Mais Médicos, no Armazém 2, com fotos emocionantes do mestre Araquém Alcântra. Não consegui segurar as lágrimas. Uma das exposições mais tocantes que vi nos últimos anos. Vale a pena conferir!
Você também pode aproveitar sua visita à Casa Brasil para participar do projeto INSIDE OUT, de um dos mais famosos nomes da street art mundial, JR. A van-photo booth imprime retratos gigantes na hora em que são feitos, no formato lambe-lambe, que são colados juntos, um a um, pra formar um grande mural.
3. Ver o Brasil jogar – e ganhar – na arena de vôlei de praia de Copacabana
Agora sim, um programa verdadeiramente olímpico! Foi uma experiência incrível ver o Brasil jogar, e ganhar na casa do vôlei de praia, a tradicional Arena de Copacabana. Tudo correu na paz, e nos divertimos muito!
Quando a fome apertar, se esbalde no Cervantes!
4. Tomar uma(s) Cervejinha(s) na Mureta da Urca
Acho que a Urca está para o Rio de Janeiro assim como Itapuã está para Salvador. Pode ser inspirador passar a tarde tomando uma cervejinha, com pastel de camarão do Bar Urca curtindo esse visual, que é um dos mais bonitos da cidade.
5. Passar o dia em Santa Teresa
O lendário bondinho de Santa Teresa voltou a funcionar, e você não pode perder essa viagem. Aproveite seu tempo pra aproveitar esse charmoso bairro carioca. São muitas as opções de bares e ateliês de arte. Pra uma vista incrível da cidade, não deixe de visitar o Parque das Ruínas.
6. Aproveitar o fim de tarde na Lagoa
A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cenários perfeitos para um fim de tarde no Rio. Não importa se faz sol ou se o tempo está nublado a Lagoa é sempre uma boa pedida para passear a pé ou de bike.
Acompanhe o cair da noite no Braseiro da Gávea! Recomendo!
7. Assistir o espetáculo Vero da Companhia de Dança Deborah Colker
Em temporada popular no Teatro João Caetano, Vero, da Cia de Dança Deborah Colker reúne partes de dois grandes sucessos de público da companhia: Rota (1997) e Velox ( 1995).
O espetáculo fica em cartaz até 18.9, e é uma oportunidade imperdível para assistir essa premiada companhia de dança. De quinta a sábado às 21h e domingo às 18h. Ingressos à partir de R$27,50 (inteira).
Aproveite e compre seu ingresso ONLINE!
Não se esqueça da hospedagem! Listamos os 12 melhores resorts no Rio de Janeiro
Minha experiência Rio 2016 | No Mapa
Uber Lounge, no Bossa Nova Mall
Uma ótima dica para quem chega na cidade pelo aeroporto Santos Dumont, é o Uber Lounge, no Bossa Nova Mall, bem pertinho do do aeroporto. Você pode pedir seu Uber com tranquilidade, e esperar confortavelmente, numa zona wifi, tomando uma água, suco, ou mate geladinho, presente Uber!
Nota: Os anunciantes e parceiros do Tô Pensando em Viajar não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e são patrocinadores exclusivos deste blog/site.
Alessandra, o Rio está incrível nesses dias de Olimpíadas. Todas aquelas previsões de catástrofes não se concretizaram, graças a Deus! :)
Também adorei, Lulu! Clima super paz e amor, como tem que ser, né?! ;) Bjo e obrigada pela visita.