Percorrer a Rota das Grutas Peter Lund em Minas Gerais é viajar pelo fantástico mundo do centro da Terra. Você nem imagina quantos mistérios e belezas vai encontrar!
Você pode percorrer a Rota Lund em dois ou três dias, ou fazer um (ou mais) bate-voltas a partir de Belo Horizonte, a capital mineira.
Ou pode esticar e conhecer outras grutas e cavernas que também fazem parte do Circuito das Grutas em Minas Gerais.
Neste post eu vou te contar tudo o que você precisa saber para conhecer as principais atrações da Rota das Grutas Peter Lund. E se encantar com as belezas profundas de Minas Gerais. Vamos começar?
A Rota das Grutas Peter Lund
A Rota das Grutas Peter Lund é um roteiro turístico que inclui as cidades de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.
O roteiro é bem estruturada e possui várias atrações, opções de hospedagem e alimentação para toda a família. Vale a pena conhecer!
Quem foi Peter Lund?
O nome da Rota Lund é uma homenagem a Peter Wilhelm Lund, naturalista, paleontólogo e arqueólogo dinamarquês que viveu no Brasil no século XIX. E é considerado o ‘pai da paleontologia brasileira‘.
Ele fez importantes descobertas de fósseis de animais e humanos nessas cavernas de Minas Gerais, que hoje fazem parte da rota com seu nome.
Durante o período que viveu no Brasil, Peter Lund explorou diversas grutas na região cárstica do Vale do Rio das Velhas. E foi parar em Curvelo. Onde, por coincidência do destino, encontrou outro dinamarquês, Peter Claussen, dono de uma fazenda na região.
Foi Claussen quem levou Lund até a Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa. Essa foi a primeira caverna estudada por Peter Lund.
Lund mapeou muitas cavernas dessa região, descobrindo e catalogando fósseis humanos e de animais como tigre dente-de-sabre e a preguiça pré-histórica.
Infelizmente, a maioria deste acervo está na Dinamarca.
Como chegar e percorrer a Rota das Grutas Peter Lund
A opção mais fácil e prática para fazer esse roteiro é voar até o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte e de lá alugar um carro para percorrer a Rota das Grutas Peter Lund.
Dica para economizar no aluguel de carro
Uma dica para economizar com aluguel de carro é usar um comparador online para pesquisar preços de dezenas de locadoras em uma só plataforma.
Nós usamos e recomendamos o site da Rentcars, uma empresa brasileira super confiável que oferece o melhor preço e parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.
As principais atrações da Rota das Grutas Peter Lund
Segundo o site oficial do Circuito das Grutas MG, o roteiro começa no Museu da PUC em Belo Horizonte e segue até Cordisburgo, a cidade mais distante da capital mineira. Mas você pode escolher a sua própria ordem que não vai fazer diferença.
As principais atrações da Rota das Grutas Peter Lund, são:
- Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
- Gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro
- Museu Peter Lund
- O túmulo de Peter Lund
- Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire
- Gruta de Rei do Mato
- Gruta de Maquiné
- Museu da Gruta do Maquiné
- Museu Casa Guimarães Rosa
Quantos dias?
Recomendo reservar 2 ou 3 dias para fazer esse roteiro com calma, sem pressa. Aproveitando o tempo ao máximo.
Porém, como eu já falei, é possível também dividir o roteiro e visitar uma gruta de cada vez em um bate-e-volta a partir de BH.
Onde se hospedar na Rota das Grutas
Para conhecer as atrações da Rota das Grutas Peter Lund, você pode se hospedar em BH. Cordisburgo, o ponto mais distante, está a apenas 123 km da capital mineira.
Escolhemos dividir a nossa hospedagem para poder te contar mais sobre os hotéis dessa região.
Na primeira noite, nos hospedamos no ótimo Promenade Veredas , em Sete Lagoas. Recentemente o hotel mudou de nome para San Diego Suítes Veredas Sete Lagoas (★ 8.8).
Outra boa opção de hospedagem em Sete Lagoas é o Tulip Inn Sete Lagoas (★ 8.5).
Na segunda noite da viagem pela Rota das Grutas Peter Lund, nos hospedamos no Ramada Aeroporto Hotel Lagoa Santa (★ 8.4), perto da Gruta da Lapinha e do Aeroporto de Confins.
Outras boas opções de hospedagem em Lagoa Santa, são: eSuites Spa Lagoa Santa (★ 8.8) e o Linx Confins (★ 8.8)
As grutas da Rota das Grutas Peter Lund
As três grutas da Rota Peter Lund são bem diferentes entre si.
- Maquiné foi a primeira gruta a ser explorada por Peter Lund e impressiona pelos seus imensos salões.
- A Gruta Rei do Mato é bem profunda e extensa, e o acesso a ela é feito por meio de passarelas e escadas.
- Já a Gruta da Lapinha foi eleita uma das 7 maravilhas da Estrada Real e possui corredores estreitos. Além de galerias subterrâneas escavadas por antigos rios que passavam por ali.
1. Gruta do Maquiné, em Cordisburgo
A primeira gruta que visitamos foi a impressionante Gruta do Maquiné e seus 7 salões imensos. Essa foi a gruta que mudou a vida de Peter Lund, e é impressionante!
É incrível pensar que a caverna foi formada pela ação das águas sobre a rocha calcária durante milhares, milhões de anos.
As formas, texturas, o ambiente todo vai nos envolvendo de tal maneira, que você realmente se sente em outro mundo.
Eu amo histórias de mundos subterrâneos. Esse roteiro me fez lembrar a história dos Gigantes do Death Valley, na Califórnia que já contei aqui.
É tudo muito interessante e misterioso. Fico pensando no que Lund pensou, sentiu na época que a ‘descobriu’.
Quem nos guiou pela Gruta do Maquiné foi Mario Lúcio, o gerente da gruta, que conseguiu nos transmitir todo o amor e dedicação que ele e sua equipe têm por esse pedação da pré-história brasileira.
Aprendi muito e de cara me apaixonei por esse mundo subterrâneo ao mesmo tempo, tão misterioso e maravilhoso!
2. Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas
Depois da passagem por Cordisburgo, voltamos para Sete Lagoas para visitar a Gruta Rei do Mato.
O nome da gruta surgiu de uma lenda local sobre um eremita que habitava a região e era chamado de ‘Rei do Mato’.
E diferente da Gruta do Maquiné, você percorre um trilha até chegar na entrada da gruta. É uma trilha fácil e rápida, mas que pode ficar perigosa em dias de chuva forte.
Ao chegar na entrada da Gruta Rei do Mato, você não tem ideia do que vai encontrar lá dentro, e é impossível conter o UAU!
A Gruta Rei do Mato tem 998 metros de extensão, mas só 220 são abertos à visitação. A visita guiada é feita sobre uma passarela e a descida é boa, hein?
O grande destaque da visita é o Salão das Raridades, com formações rochosas raríssimas como as torres gêmeas, formadas ao mesmo tempo, uma raridade.
Na volta, uma passadinha rápida pela grutinha, para ver pinturas rupestres. Demais, né?
O mais legal dessa gruta é que ela é considerada uma gruta viva pelos geólogos, isso porque ela continua em formação pela água e pelo calcário.
3. Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa
A Gruta da Lapinha possui 511 metros de extensão, foi eleita como uma das 7 maravilhas da Estrada Real e foi a última gruta da Rota da Grutas Peter Lund que visitamos.
Ela fica no Parque Estadual do Sumidouro. Diferente das outras duas grutas, pra visitar a Gruta da Lapinha você precisa de todo um equipamento de segurança.
Protegidos pelos capacetes e pela luz da lanterna, lá fomos nós explorar a Gruta da Lapinha!
Achei a gruta maravilhosa! Uma das mais bonitas. Engraçado tentar comparar as 3 grutas, porque depois que você as conhece percebe o quanto são diferentes entre si e o quanto cada uma delas tem características próprias que a destacam.
Se eu fosse você me preparava para conhecer as 3 e se encantar por esse roteiro ao centro da Terra!
Outras atrações do Parque Estadual do Sumidouro
Se eu fosse você, reservaria um dia inteiro – ou mais – para explorar o Parque Estadual do Sumidouro.
Lá você pode visitar também o Museu Peter Lund, a Casa Fernão Dias, percorrer o Circuito Lapinha, fazer a Trilha da Travessia e do Sumidouro, e aproveitar os vários roteiros de escalada. Ufa!
O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 16:30h (última saída para gruta às 16h). Crianças com menos de 6 anos não entram, hein?
A Rota das Grutas Peter Lund | No Mapa
Veja as localizações de todas as atrações da Rota Lund no mapa interativo abaixo.
Leia também: Como usar o Google MyMaps para organizar o seu roteiro de viagem
Roteiro de 2 a 3 dias na Rota das Grutas Peter Lund
» DIA 1: Confins – Sete Lagoas
Chegamos meio-dia no aeroporto de Confins, pegamos o carro alugado e dirigimos até Sete Lagoas. Aproveitamos o final do dia para conhecer mais a cidade e curtir a vista do Morro Santa Helena.
Nos hospedamos no ótimo San Diego Suítes Veredas Sete Lagoas (★ 9.2), em Sete Lagoas. O hotel oferece quartos confortáveis e localização excelente.
Leia mais sobre a nossa experiência no San Diego Suítes Veredas
» DIA 2: Gruta do Maquiné + Museu da Casa Guimarães Rosa + Zoológico de Pedra + Gruta Rei do Mato
No dia seguinte acordamos cedinho e dirigimos até Cordisburgo, para visitar a Gruta do Maquiné, o Portal Grande Sertão Veredas, o Museu da Casa Guimarães Rosa e o Zoológico de Pedra.
Depois da visita à Gruta do Maquiné, fomos até o Portal Grande Sertão Veredas, uma homenagem ao clássico de Guimarães Rosa, ilustre filho da terra!
Visitamos também o Museu Casa Guimarães Rosa, localizado na casa onde viveu Guimarães Rosa.
O museu é lindo e vale a visita. Você paga só R$2 pra entrar e esse valor ajuda a manter a estrutura. Emocionante ver de pertinho a antiga máquina de escrever usada por um dos grandes escritores brasileiros!
Saindo dali, fomos direto ao Zoológico de Pedra, um zoológico com esculturas em pedra de animais pré-históricos, feitas pelo escultor Stamar Azevedo, mesmo criador da ‘Casa Elefante’, outra atração da cidade. Como não amar?!
De tarde visitamos a impressionante Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas.
Depois da visita, partimos para Lagoa Santa, nossa segunda base da viagem. Nos hospedamos no Ramada Aeroporto Hotel Lagoa Santa (★ 8.8), um hotel super conveniente, perto da Gruta da Lapinha e do aeroporto de Confins.
Leia mais sobre o Ramada Aeroporto Hotel Lagoa Santa
» DIA 3: Gruta da Lapinha, Parque Estadual do Sumidouro
No dia seguinte, visitamos a Gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro. Um espetáculo!
Aproveite o resto do dia no Parque Estadual do Sumidouro ou visite o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte.
Um programa alternativo é fazer o nosso roteiro cervejeiro e conhecer as melhores cervejarias de BH. Não é à toa que Minas Gerais é considerada a Bélgica brasileira, né?
Leia mais dicas de viagem para Minas Gerais
- Inhotim na Prática
- 2 Dias no Inhotim
- As melhores cervejarias em BH
- Onde se hospedar em BH: Ramada Encore Luxemburgo
- Onde se hospedar e BH: e.suítes Sion
- Descobrindo Inhotim, um relato fotográfico
- Pousada Bicho do Mato em Gonçalves, MG
- Apaixone-se por Gonçalves, Minas Gerais
- Gonçalves 4×4 com a Mantiqueira Turismo
Salve essas dicas no Pinterest
O Tô Pensando em Viajar contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais para percorrer a Rota das Grutas Peter Lund.
Alessandra, parabéns pelo blog, excelente, belas fotos, queria passar para você um pouco da historia, pois quando Peter Lund, chegou ao Brasil e foi parar em Curvelo, o Peter Claussen o levou até a Lapa do Mosquito no municipio de Curvelo, de onde ele retirou vários fósseis e levando para a Dinamarca, e o seu amigo Peter Brandt fez os desenhos encomendados por ele.
Maravilha, Geraldo! Muito obrigada! Essa história é de arrepiar, não é mesmo?! Parece tudo ‘armado pelo destino’. Será?!
Nunca havia ouvido falar, acredita? Fiquei fascinada pela sua foto do insta e ao ler o post fiquei ainda mais com todas essas fotos perfeitas! Eu não fazia ideia sobre esse parque e essas grutas em MG, adorei o museu Guimarães Rosa, achei tudo muito interessante, quando as crianças tiverem idade quero ir visitar todo esse roteiro. Obrigada mesmo pelas dicas!!
Eu também não conhecia, Paula. Fiquei encantada!!
Não conhecia o roteiro, mas me parece bem interessante. As fotos estão lindas!
Obrigada, Dayana!
Não fazia ideia deste percurso em Minas. Já estive algumas vezes no Brasil e ainda tenho tanta coisa para ver…
Estamos sempre de portas abertas, Catarina!! ;)
Eu nunca tinha ouvido falar dessa gruta. É linda demais! Parabéns pelo post e pelas fotos, que estão de cair o queixo!!!
Obrigada, Roberta! O lugar ajuda muito!
Demais seu post. Estou pensando ir pra BH no Carnaval, agora deu mais vontade ainda. Parabéns!!!
Opa! Que bom que inspirou! ;)
Uau, que roteiro incrível, fiquei babando aqui nas grutas e nas fotos, quero muito conhecer!!!
É muito legal mesmo, Fabio!
Amei este post. Adoro grutas!
Vou planejar uma viagem p lá qualquer hora…
Abs, Marlise
Vale a pena conhecer, Marlise!
Olá Alessandra! Adorei o post! Não conhecia o local. Belíssimas fotos e ótimo texto. ;-)
Obrigada, Fabio!
Nossa, essas grutas são impressionantes! E adorei as dicas de roteiro de road trip – que estou louca pra fazer! – e do museu do Guimarães Rosa. Agora preciso conhecer Cordisburgo!
É super legal, Tatiana!
Arrasou!!! Nao sabia q tinha isso! e tao pertinho!!! :)
Obrigada, Daniela!
Tô fascinada com essas fotos! Os lugares parecem ser mesmo incríveis. É uma rota que tenho vontade de fazer ainda… Adorei as dicas!
Você vai adorar, Mariana!
Alessandra,
O melhor de desbravar blogs de viagem é descobrir novas possibilidades de roteiro, muitas vezes pertinho de você. E foi exatamente isso que esse post fez comigo, agora estou aqui eu louca para visitar essas cavernas.
Parabéns pelo post!
Obrigada, Mariel! Que bom que você gostou! Visitar essas grutas é mesmo uma experiência incrível. Você vai adorar! ;)!
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! Adoro! :)! Beijo!