O RUA – Roteiro Urbano de Arte é um projeto que reúne obras de artistas contemporâneos que homenageiam consagrados artistas visuais baianos nas ruas do Comércio, em Salvador, capital da Bahia.
O projeto transformou o centro histórico de Salvador em uma enorme galeria de arte a céu aberto. E com isso, o passeio pela região, que já era interessante, tornou-se um programão!
Leia também: As melhores dicas do que fazer e atrações de Salvador, capital da Bahia
O que é o RUA – Roteiro Urbano de Arte
O RUA é um circuito cultural permanente super interessante, inaugurado recentemente no Comércio, no Centro Histórico de Salvador.
O roteiro é composto por obras de diversas linguagens, que estão espalhadas pelas ruas e praças do bairro. São instalações e esculturas de sete artistas que homenageiam outros sete grandes artistas da Bahia.
Além disso, para costurar o trajeto dessas obras, os artistas Bigod, Júlio e Prisk (MUSAS) criaram o “Conexão Grafite” e espalharam grafites e outras intervenções artísticas pelo roteiro.
O projeto foi desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e tem curadoria de Daniel Rangel.
Artistas, homenageados e obras
1. Bel Borba homenageia Caribé, pintor nascido na Argentina e radicado na Bahia
A instalação Viva Páride Bernabó modifica a paisagem de um cartão-postal de Salvador, o Plano Inclinado Gonçalves, que conecta a Cidade Alta, Pelourinho, à Cidade Baixa, o Comércio.
Trata-se de uma obra com formato de serpente, que devido a arquitetura horizontal inclinada do local e do movimento do funicular cria um colorido cinético dinâmico.
2. Ayrson Heráclito homenageia Mestre Didi, escultor, sacerdote e escritor baiano
A escultura denominada Juntó é uma referência ao segundo orixá das pessoas, responsável pelo seu equilíbrio e que acompanha o orixá regente.
A escala da obra provoca sensação de elevação e suspensão e se relaciona formalmente com os eguns, entidades com os quais Mestre Didi (1917-2013) se relacionava.
3. Ray Vianna homenageia Mário Cravo Júnior, escultor baiano
Propositalmente instalada em uma encruzilhada, a escultura Laroyê representa o orixá Exu, responsável por abrir caminhos.
A obra feita em fibra de vidro tem seis metros de altura. O homenageado, Mário Cravo Júnior ( 1923-2018) era um grande forjador de “exus”.
4. Lanussi Pasquali homenageia Joãozito, artista plástico e cenógrafo
Jardim para Alguns Silêncios é a intervenção artística formada por poemas vazados em uma estrutura de ferro. A depender da incidência da luz é possível ler os poemas refletidos no chão.
5. Iêda Oliveira homenageia M.B.O, artista naif
Iêda Oliveira é filha do homenageado, Manoel Bittencourt de Oliveira (1930-2018). Sua instalação Haras para M.B.O reúne 15 cavalinhos e um jogo de amarelinha de aço, na Praça da Inglaterra.
6. Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberger
Maternos reúne cinco esculturas em fibra de vidro e resina poliéster. O projeto é baseado na última fase de produção do artista, Reinaldo Eckenberger (1938-2017), nascido na Argentina.
7. Vinícius S.A homenageia Rubem Valentim
A instalação Lágrimas é composta por lâmpadas cheias de água que simulam uma chuva suspensa no ar e convida o público a uma experiência imersiva. A obra já foi exposta no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
» Conexão Grafite
Em um diálogo com todas essas obras, os artistas Bigod, Júlio e Prisk ( MUSAS) criaram o Conexão Grafite e espalharam grafites em postes, no meio fio e em caixas de luz e de água, que estão pelo trajeto.
Percorrer O RUA – Roteiro Urbano de Arte é ter garantido um caminho com muita arte, ludicidade e criatividade.
Confira outros passeios incríveis em Salvador
Leia também: 23 ótimas casas e apartamentos para alugar no Airbnb em Salvador
Como visitar o RUA – Roteiro Urbano de Arte
As instalações artísticas estão na Rua da Grécia, Praça da Inglaterra, Rua dos Ourives, Rua Francisco Gonçalves e Plano Inclinado Gonçalves, no Comércio.
O roteiro começa na parte superior do Plano Inclinado Gonçalves. A entrada do funicular fica bem ao lado da Casa do Carnaval e a passagem custa apenas 15 centavos.
Já no muro do Plano Inclinado Gonçalves está a primeira obra, o mural de Bel Borba em homenagem a Caribé. Durante a descida, observe essa instalação colorida e também a vista da Baía de Todos os Santos.
Ao desembarcar do funicular, já no Comércio, você irá dar de cara com a segunda obra. A belíssima escultura Juntó, de Ayrson Heráclito em homenagem a Mestre Didi.
A partir daí basta seguir o trajeto pintado no chão para visitar todas as obras. Para facilitar seu passeio um mapa interativo com as localizações está logo abaixo.
Quer alugar um carro em Salvador com desconto?
Nós sempre usamos o site da Rentcars para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma. A Rentcars garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
RUA – Roteiro Urbano de Arte | No Mapa
Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar a sua viagem
Leia mais dicas de viagem para Bahia
- O que fazer em Salvador: as melhores dicas da capital baiana
- Onde comer em Salvador: 13 dicas imperdíveis
- Melhores lugares para se hospedar em Salvador: dicas de bairros e hotéis
- 23 casas e apartamentos para alugar no Airbnb em Salvador
- Pousadas na Linha Verde – Litoral Norte da Bahia
- Resorts na Bahia: 21 opções incríveis para as férias
- Ilha dos Frades: paraíso na baía de Todos-os-Santos
- Restaurante Preta na Ilha dos Frades: culinária baiana e charme
- Dia de Iemanjá em Salvador
- Forte de São Diogo em Salvador: o point cultural da cidade
- Já pensou em visitar a casa de Pierre Verger em Salvador?
- Restaurante Amado: experiência gastronômica incrível em Salvador
- Casa di Vina: a casa de Vinícius de Moraes em Itapuã
- Vila Galé Marés: resort all inclusive perto de Salvador