Semente de aguaí: o amuleto mágico da Amazônia

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Aqui, pega essa semente e carrega sempre com você. Esse foi o primeiro presente – e conselho – que recebi ao chegar em Rio Branco, capital do Acre, região norte do Brasil.

Naquela época, eu mal sabia da lenda e poderes mágicos da semente de aguaí (Thevetia peruviana), uma árvore nativa da Amazônia, também conhecida como Chapéu de Napoleão, Castanha elétrica, Nó-de-Cobra e Coração de Jesus.

Como eu não sou boba nem nada, acatei o conselho – e o presente – e comecei a andar com a tal semente triangular diferentona colada ao corpo. Afasta as cobras. É melhor garantir.

Semente de aguaí: o amuleto mágico da Amazônia

Depois descobri que os povos nativos da Amazônia usam as sementes de aguaí como amuleto durante as caçadas.

Além de tornar a caçada mais eficaz, dizem que o som das sementes batendo umas nas outras, realmente afasta as cobras e outros animais peçonhentos.


A vibração magnética das sementes de aguaí

Sementes de aguaí
Lionel Allorge / CC BY-SA

Mas não para por aí. Dizem também que essa semente emite uma alta vibração magnética, que pode ser captada por aparelhos usados na radiestesia, como pêndulos, por exemplo.

Essa seria capar de promover o equilíbrio físico, emocional e espiritual de qualquer pessoa, agindo contra energias negativas, doenças e purificando ambientes carregados. Alguém duvida?

Outra curiosidade da semente de aguaí, é que existem as sementes macho e fêmea.

Para descobrir quem é quem, você deve mergulhar as sementes em um recipiente com água. As sementes fêmeas afundam, as que são machos, boiam.

O mais interessante é que também dizem que os poderes mágicos dessas sementes se potencializam quando alguém usa os dois gêneros juntos.


Árvore tóxica

Sementes de aguaí
Francisco Manuel Blanco (O.S.A.) / Public domain

Ao mesmo tempo, a árvore aguaí é altamente tóxica. Ela produz uma seiva leitosa que em contato com os olhos, pode causar perda da visão.

E pior: se essa mesma seiva entrar em contato com a corrente sanguínea, pode acelerar os batimentos cardíacos até a morte do desavisado. Aí já era.

Venenos e antídotos. Não somos todos?

A semente de aguaí é tão famosa que existe até um livro dedicado a ela. ‘Aguaí Zen para Macrobióticos’ do Dr. Henrique Smith.

Eu mesma não largo da minha. Aprendi que dá para usar como colar, amarrada na cintura, no bolso da calça, de qualquer jeito perto da gente.

Em casa, é só distribuir as sementes pelos batentes das janelas e outras superfícies para se livrar dos pernilongos, baratas e outros seres indesejáveis.

Vale tentar?


Leia também: Onde ficar em Rio Branco, no Acre


Leia mais dicas de viagem para o norte do Brasil


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Acabei de achar um pezinho (cerca de 2m de altura) carregado de frutos secos, aqui na Mooca em SP. Já colhi minhas sementes. Botra botar as pequeninas pra trabalhar?

  2. Sim pessoal é ótimo pra dores no corpo eu tinha uma dor crônica que não passava por nada já fazia um ano aquela dor 2 dias usando as sementes a dor desapareceu!!!! É maravilhoso

  3. Oi Alessandra por favor me esclarece uma dúvida. Quanto tempo devo deixar as sementes de Aguaí na água para verificar o macho e fêmea? Porque comprei no mercado livre e o vendedor disse que é alguns segundos e na internet diz uma a duas horas.Obrigada.

  4. Bom Dia!
    Eu também uso o casal de sementes aguaí, logo na primeira semana que comecei a usar, nunca mais senti dores nas costas.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome