A região do Vale de Viñales é um dos destinos mais interessantes de Cuba. Localizada em Pinar del Rio, principal produtora de tabaco do país e província mais ocidental da Ilha, a cidade de Viñales é o ponto de partida para conhecer as tradicionais fazendas de tabaco cubanas e também as surpreendentes belezas naturais dessa região.
Neste post vou te dar todas as dicas de como chegar ao Vale de Viñales, o que fazer lá e contar sobre a minha experiência nesse lugar mágico e surpreendente.
Leia também: Viagem para Cuba – dicas práticas essenciais
Leia o post inteiro ou navegue por tópicos
Viñales
As casas coloridas da pequena Viñales, a 180km de Havana, dão boas vindas aos viajantes que querem conhecer uma Cuba diferente da descolada e internacionalizada – porém rebelde – Havana e da manjada Varadero, que me pareceu um tanto ‘pra inglês ver’.
Viñales é o lugar perfeito para ver a vida passar. Observar e aprender com um povo tão cheio de história e tradição é o que faz essa experiência valer a pena.
Apesar de bastante turística, Viñales guarda muito bem suas tradições e cuida de suas belezas naturais, únicas em Cuba e no resto do mundo.
Como ir de Havana a Viñales
Existem algumas maneiras para chegar até Viñales e conhecer a beleza de seu vale. Vou começar falando sobre a que eu escolhi: o táxi privado, que apesar de ser uma forma bem confortável e privativa de viajar em Cuba, não é a forma mais barata.
Pagamos 60 CUC pela viagem de Havana a Viñales (dezembro 2017). Coloquei na conta o conforto de irmos só os 3 no carro, a rapidez do táxi, que percorre o trajeto em 2 horas e meia e a vantagem de embarcar na porta do meu endereço em Havana e desembarcar no meu endereço em Viñales.
Para economizar escolha o táxi coletivo, que custa cerca de 15 CUC por pessoa ou o ônibus da Viazul. A passagem para esse trecho custa 12 dólares e a viagem dura cerca de 4 horas.
O ônibus de Havana para Viñales sai diariamente em dois horários: 9h e 14h20. O trajeto oposto, de Viñales para Havana sai às 8h e às 14h, e também custa 12 dólares. Você pode comprar a passagem no terminal da Viazul em Havana ou no site da empresa.
Outra opção para chegar em Viñales é comprar a excursão de um dia a partir de Havana. A vantagem é que você vai e volta de ônibus executivo, mas fica totalmente atrelado à excursão. Não é pra todo mundo, né?!
Se você quer meu conselho, reserve pelo menos uma noite por aqui. Você não vai se arrepender!
Seguro viagem é obrigatório em Cuba, hein?!
E uma ótima dica para economizar muito é usar um comparador online para pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo.
Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 para ganhar, no mínimo, 10% de desconto!
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba
O Vale de Viñales
Essas montanhas arredondadas surgem pela planície do Vale de Viñales como gigantes. Elas são chamadas de mongotes e chegam a alcançar 300 metros de altura. Essas estruturas sobreviveram ao processo de erosão de um grande platô de pedra que cobria toda essa região e formam uma paisagem alucinante, diferente de tudo que você já viu.
A terra entre os mongotes é fértil e faz brotar o melhor tabaco do mundo, muito bem aproveitado por pequenos produtores, que ainda o cultivam como há centenas de anos e produzem os charutos artesanalmente.
O Vale de Viñales é o lugar perfeito para fazer uma caminhada pela natureza, conhecer o estilo de vida tradicional desses cubanos e ainda visitar uma fazenda de tabaco e experimentar um ‘puro’ cubano, sem conservantes ou artifícios químicos. É uma experiência imperdível por aqui. Recomendo!
O que fazer em Viñales
» Visitar uma fazenda de tabaco
Visitar uma Finca de Tabaco é um dos programas imperdíveis no Vale de Viñales.
O processo de produção do charuto tradicional dura mais de 1 ano, da plantação até o produto final. Pensa! Assim que a colheita de tabaco termina, as folhas permanecem secando por dois ou três meses nesses galpões.
Depois de secas, as folhas passam por um processo de fermentação. Elas ficam armazenadas em uma solução de água, suco de limão, rum e mel e assim que este processo termina, estão prontas para serem utilizadas.
Para enrolar o charuto, o hábil enrolador retira o talo de cada uma das folhas, e as posiciona delicadamente uma em cima da outra. Em um movimento rápido e preciso, lá está ele, o charuto cubano! Pra ‘fechar’ o charuto, um pouquinho de mel.
Infelizmente chegamos com as plantas ainda bem pequenininhas. Fiquei chateada, porque queria ter visto as plantas altas, o campo cheio.
Mesmo assim, a visita valeu. Aprendi muito e tive a oportunidade de experimentar um Montecristo artesanal, mesmo tipo de charuto fumado por Che Guevara. Ainda mergulhei a pontinha dele no mel, assim como Che fazia.
Vale a pena comprar charutos em Viñales
Os charutos que vi em Viñales são únicos. Como são artesanais, você só vai encontrá-los aqui. E além de ajudar o pequeno produtor cubano, comprando esses charutos têm um outro sabor, são feitos sem químicas e com toda a energia da tradição cubana.
Eu trouxe os dois tipos para o Brasil e fiz uma ‘degustação’ com amigos. Todos preferiram o artesanal. Fica a dica, hein?!
Leia também: Seguro viagem para Cuba é obrigatório. Mas qual é o melhor?
» Ver o Vale de Viñales do mirante do Hotel Los Jasmines
Para uma visão privilegiada do Vale de Viñales, corra para o mirante do hotel Los Jasmines, de preferência no final do dia, para ver a luz mudando sobre os mongotes. Coisa linda de se ver!
Outra dica é pagar uma taxa de day use para usar a piscina no hotel. Olha só que visual!
A piscina é grátis para os hóspedes, mas se você estiver hospedado aqui, é só pagar uma taxinha e passar o dia usufruindo da estrutura do hotel.
Leia também: Onde ficar em Cuba – da casa particular ao resort all inclusive
» Fazer o passeio pela Cueva del Índio
Embarque em uma viagem ao centro da terra do Vale de Viñales e conheça a Cueva del Indio, uma das atrações mais populares por aqui.
Já adianto que o passeio é turistão, rápido, mas ao mesmo tempo interessante. Explorar essas pequena parte do sistema de cavernas do Vale de Viñales é conhecer mais sobre a formação dessa paisagem espetacular.
A primeira parte do passeio é uma caminhada de 300 metros de caminhada entre colunas de pedra. Depois disso, embarcamos em um rápido passeio de barco que nos leva por um rio subterrâneo até a saída, um imenso portal de pedra.
Para fazer o passeio cada um paga 5 CUC. Vale? Eu achei que sim, sou curiosa e gosto de experimentar tudo para contar para vocês. Mas entendo também quem diz que não vale.
» Ver o Mural de la Prehistoria ao vivo
Outro programa para turistar é visitar o Mural de la Prehistória, uma pintura a céu aberto do pintor cubano Leovigildo Gonzales, que enfeita um paredão de pedra há mais de 50 anos.
Quem quiser, pode fazer uma trilha até o alto para ter uma visão panorâmica do vale. Como estávamos de chinelo, resolvemos não arriscar.
O ingresso custa 3 CUC por pessoa.
» Ir até o Cayo Jutia, só que não
Ficamos duas noites em Viñales especialmente para conhecer o Cayo Jutia, que pelas fotos parecia incrível e ficava a menos de 100km da cidade.
Infelizmente desistimos de ir até lá pois soubemos que a estrada estava impraticável e a viagem até lá poderia demorar mais de 2 horas. Pra que, certo? Pensei no tempo perdido no carro, no desconforto e nos possíveis problemas. Preferimos passar o dia tranquilos, aproveitando a Viñales, comendo bem e tomando bons drinks.
» Ver a vida passar no centro de Viñales
Como contei, aproveitamos o dia tranquilo para passear por Viñales, comer bem, e ver a vida passar.
Aproveite para passear pela feira de artesanato da cidade, com ótimas opções de souvenir e muito artesanato local.
De noite choveu bastante e a cidade sofreu um blackout. História pra contar, né?!
» Trocar uma ideia com o Prof. Jesús
Outra surpresa que Viñales nos reservou foi a oportunidade de conhecer o Prof. Jesus, o responsável pelo Parque Prehistórico de Referência Nacional aqui em Viñales.
Sabe um desses encontros surreais que a vida te presenteia?! Estávamos passeando pela cidade e fotografando, quando de repente dou de cara com um dinossauro guardando um jardim.
Mal sabia eu que aquele era Parque Prehistórico de Referência Nacional do Prof. Jesús, que gentilmente nos recebeu. A medida que caminhávamos pelo jardim, o professor nos falava de evolução, revolução cubana, mostrava seus fósseis raros que ficam ali expostos, sugeria remédios naturais. Uma verdadeira aula da vida.
Acho que é assim, através dos cubanos, que a gente deve tentar entender Cuba, um destino com história e realidade muito peculiar e difícil de ser entendida dentro desses conceitos rasos da nossa sociedade.
Leia também: Como tirar o visto para Cuba: dicas e alternativas
Onde comer em Viñales
Se toda essa ação e divagação te deram fome, você está no lugar certo! Você vai encontrar muitos restaurantes na rua principal de Viñales. Como eu disse, a cidade recebe muitos turistas, principalmente europeus.
Uma ótima dica para comer uma pasta deliciosa é o restaurante El Olivo. Os pratos custam 6/7 CUC, um precinho mais salgado que outros restaurantes na rua, que servem pratos a 2/3 CUC.
Aliás, achei os preços de comida e bebida em Viñales ótimo. Almoçamos lagosta por apenas 6,5 CUC. Bom, né?!
Onde ficar em Viñales
A cidade tem muita oferta de quartos em casas particulares e o valor médio é de 25 a 30 CUCS, dependendo da época do ano. Alugamos dois quartos independentes, com banheiros privativos, na casa “Martine” el Frances. Super recomendo! Reservamos tudo com antecedência pelo AirBnb.
A experiência foi ótima e por 5 CUC por pessoa, provamos simplesmente o melhor café da manhã da viagem. Muito farto e caprichado. Eu achei que valeu a pena demais!
Cadastre-se no Airbnb através deste link e ganhe R$100 de desconto para reservar a Casa El Frances em Viñales.
Leia mais dicas de viagem para Cuba
- Viagem para Cuba: dicas práticas essenciais
- 13 dias em Cuba: roteiro de viagem
- Onde ficar em Cuba: da casa particular ao resort all inclusive
- Como tirar o visto para Cuba: dicas e alternativas
- Cerveja artesanal em Cuba? Tem sim senhor!
- A imperdível Fabrica de Arte Cubano, em Havana
Salve essas dicas sobre o Vale de Viñales no Pinterest
Qual o nome deste hotel com piscina que foi em day use?
Hotel Horizontes Los Jazmines
Alessandra que gostoso ler o que escreveu! Fui há pouco em Vinales e concordo com tudo. Pena não ter lido antes: teria aproveitado mais! Comprei charutos e mel artesanais, são incomparaveis.
Grande abraço, Fabio! Agradeço a mensagem. Tornou o meu domingo mais alegre! Viva Cuba!
Deixo aqui meu parecer sobre Viñales. Estive em março/2019 e até usei este blog como fonte de informação. Realmente é uma cidadezinha encantadora, bem mais barata do que Havana e com pouca gente enchendo o saco dos turistas. Na praça da cidade tem um clube (Centro Cultural Polo Montañez) com música ao vivo e entrada por 1 cuc. Nos intervalos das bandas, “artistas” locais se apresentam e depois passam o chapéu. Para comer tem vários restaurantes bons e preços parecidos. Vale a pena fazer o passeio a cavalo pelo vale, pois a beleza natural da região com os mogotes é realmente ímpar. Mas não fiquei tão impressionado em conhecer os povoados rurais como a maioria das pessoas dizem. As propriedades são todas micros, o que chamamos no Brasil de chácara ou sítio. As plantações de tabaco são bem pequenas e ao contrário do que imaginei, os charutos artesanais são caros e de qualidade inferior. Os vendidos em lojas também são produzidos manualmente nas fábricas, mas com processos super primorosos de seleção, uniformização e qualidade. No passeio tinha visita a “produtores de café”, mas confesso que não vi cafezais na região. Apenas alguns pés plantados esparsamente que aparentam ser exclusivo para consumo local. Como já conheço um pouco sobre cafés, percebi que ali falta muita quantidade, qualidade, tecnologia e conhecimento de café. Inclusive, o que provei no passeio era exatamente igual a todo café que bebi em Cuba: muito forte e com gosto de queimado. Passar um dia em Cayo Jutias vale muito à pena, pois é uma praia linda em local remoto. O mar é bem claro devido a uma mistura de areia, pedras e um tipo de argila branca no fundo. Apesar do trajeto demorado pela estrada péssima, a paisagem até lá é bem bonita. Aliás, quem quiser conhecê-la é melhor correr, pois o mar está engolindo a praia aos poucos.
Super obrigada pelas dicas e feedback Fabiano! Com certeza vai ajudar muitos viajantes. Grande abraço.
Ale, que interessante saber que o charuto artesanal é fechado com… mel! Jamais imaginaria isso. Que bom ler posts como o de vocês!
Uau, cada vez mais penso que preciso visitar Cuba e mergulhar em todas as suas belezas. Suas dicas e relato estão inspiradores, parabéns! Abs
Que passeio interessante, nao conhecia esta região de Cuba, lindíssima por sinal e muito bem retratada em suas imagens e relato. E este hotel, hein? Qe vista linda, adorei a dica!
Caramba, super interessante o Vale de Viñales! Além das belíssimas paisagens naturais, deve ser demais aprender sobre a produção dos famosos charutos! Eu adoraria conhecer :D
Ual, as paisagens da foto me lembraram tanto Vang Vieng no Laos. Que apaixonante! Deu muita vontade de visitar!
Amei a paisagem, as montanhas e a própria cidade.. lugar bem autêntico! Parece muito lindo.. já me imaginei curtindo um final de tarde naquela piscina rsrs
Gente que lega! Deve ter sido uma viagem no tempo visitar o Vale de Viñales. Legal poder ver a produção de um dos melhores charutos do mundo. Amei o relato, as dicas e as fotos.
Um arrependimento que tenho é ter ido a Cuba e ficado só em Havana. Devia ter ido a outros lugares. Sempre que vejo relatos interessantes fico pensando nisso. Além da beleza, da parte histórica, ainda a experiência de ver a produção do charuto que é tão tradicional. Adorei!
Esta foi uma das zonas que mais gostei em Cuba. A natureza, o ambiente urbano, tudo é perfeito. Mas para mim, o ponto alto, é a simpatia das suas gentes. Demais mesmo.