A Vinícola Montes (Viña Montes), pioneira na produção de vinhos tintos de alta qualidade no Chile, foi eleita a 7ª melhor vinícola do mundo em 2023 pela World´s Best Vineyards Awards.
A vinícola ainda aparece na lista como uma das melhores vinícolas da América do Sul.
Além de produzir vinhos premium e ultra premium, como os famosos Montes Alpha M., Montes Folly, Purple Angel e Montes Alpha, a visita à Viña Montes é uma experiência única e inesquecível.
Com direito a adega subterrânea ao som de cantos gregorianos, feng shui e um restaurante comandado um por um famoso chef argentino.
Neste post você vai saber tudo sobre a visita à Viña Montes. Onde fica, como chegar e o que fazer na melhor vinícola do Chile. Tudo pronto para começar?
Leia também: Regras e requisitos para uma viagem para o Chile
Viña Montes
A Viña Montes nasceu do sonho de Aurelio Montes e Douglas Murray de produzir vinhos chilenos com altíssima qualidade em pleno vale de Apalta, parte mais fria do Valle de Colchagua, a cerca de 2 horas da capital Santiago.
A Montes foi uma das pioneiras a explorar o ‘terroir’ dessa região que tem clima estável e equilibrado o ano todo, perfeito para o cultivo de uvas que, aqui, passam por um processo de maturação mais lento e completo.
E a história não me deixa mentir: o vinho Montes Alpha Cabernet Sauvignon foi o primeiro vinho ‘Premium’ a ser exportado pelo Chile, em uma época que existiam apenas 14 vinícolas exportadoras no país. Hoje são mais de duzentas.
Os vinhos Alpha Chardonnay, Merlot e Syrah vieram em seguida e tornaram a Viña Montes a melhor vinícola do Chile.
É muito importante citar que a Vinícola Montes é o resultado bem-sucedido de esforços nacionais. Sem a participação de joint ventures ou consultorias estrangeiras, estratégia comum usada por outras vinícolas chilenas famosas.
Todos os vinhos produzidos na Viña Montes são 100% chilenos.
O Valle de Colchagua
O Valle de Colchagua é um dos destinos chilenos mais famosos por seus vinhos. Localizado na zona central do Chile, a cerca de 180km de Santiago.
Além da Viña Montes, pioneira nessa região, também abriga outras excelentes vinícolas, como: Vinícola Viu Manent, Clos Apalta, Lapostolle e Vinícola Santa Cruz.
Como é a visita à Viña Montes
A visita guiada à Vinícola Montes começa ao ar livre, em meio às parreiras. E apesar da Montes também possuir vinhedos nos vales Aconcágua, Curicó, Itata e Maule, o vale de Apalta é seu verdadeiro lar.
O projeto da vinícola foi criado conforme os princípios do Feng Shui, incorporando água, metal e madeira para garantir harmonia entre os elementos básicos (fogo, terra, ar e água). Tudo pensado para aumentar a qualidade dos vinhos.
E o que não falta na Viña Montes é boa energia. Por todos os lados você verá figuras de anjos. Tanto na decoração quanto nos rótulos dos vinhos. Proteção para a vinícola e visitantes.
Os rótulos dos vinhos são obras do ilustrador britânico Ralph Steadman. E os anjos da decoração são confeccionados pelas mulheres artesãs de Apalta.
A visita continua dentro da vinícola. E podemos acompanhar a produção e engarrafamento dos vinhos Montes.
O processo é baseado em uma cultura sustentável, que preza pelo respeito ao meio ambiente e às pessoas envolvidas em todas suas etapas.
Algumas das iniciativas sustentáveis na vinícola, são:
- Uso de técnicas de manejo integrado em 100% dos vinhedos;
- Sistema de irrigação por gotejamento com alta eficiência no consumo de água;
- Compostagem com o bagaço da uva (casca e semente) para a diminuição no uso de fertilizantes;
- Uso de cobertura vegetal natural para reduzir a erosão e compactamento do solo.
Outro ponto interessante, é que a Viña Montes não usa bombas no processo de produção de seus vinhos. As uvas colhidas são esmagadas no telhado do edifício e o sumo move-se para baixo, até a sala de produção, de forma delicada e usando apenas a força da gravidade.
Dessa maneira o mosto é preservado integralmente, mantendo os sabores e taninos mais suaves desses vinhos intactos.
Para completar, os vinhos Montes passam por um processo de maturação na adega subterrânea semicircular, localizada no coração vinícola, dentro de barricas de carvalho francesas.
A belíssima adega funciona como uma espécie de teatro para esses importantes atores, que permanecem repousando ao som de cantos gregorianos famosos, até atingir sua ‘maioridade’.
Ao final do tour, você pode visitar a loja da vinícola para comprar alguns dos rótulos produzidos aqui. Também estão disponíveis para compra, peças de artesanato local, incluindo os anjos, presentes na decoração da vinícola.
A Vinícola Montes oferece visitas guiadas em inglês e espanhol.
O que fazer na Vinícola Montes: tours e experiências
A Viña Montes oferece uma série de tours, degustações e experiências.
» Tours na Vinícola Montes
As visitas guiadas são passeios cheios de informação. Além dos vinhedos, você também terá acesso à área de fabricação dos vinhos Montes, à Sala das Barricas, a adega subterrânea onde os vinhos descansam ao som de cantos gregorianos. E também à loja da vinícola.
Veja na tabela a seguir um resumo dos tours disponíveis. A maior diferença entre eles é a degustação de vinhos.
Tour | Degustação | Horário | Preço |
Tour Premium |
|
10h30, 12h30 e 15h30 (inglês e espanhol) | CLP $35.000 por pessoa |
Tour Sunset |
|
18h30 às 20h15 (inglês e espanhol) | CLP $ 46.000 por pessoa |
Alta Gama |
|
10h30, 12h30 e 15h30 (inglês e espanhol) | CLP $ 49.000 por pessoa |
Evolution |
|
11h às 15h30 | CLP $ 800.000 por grupo de até 6 pessoas |
» Experiências na Vinícola Montes
As experiências na Vinícola Montes incluem excelentes refeições preparadas no Fuegos de Apalta, restaurante do chef argentino Francis Malmann.
Seja um piquenique ao ar livre, um almoço leve (com pizza assada no forno de barro ou sanduíche na grelha) ou uma harmonização guiada em três tempos, você logo entenderá porque a Viña Montes é tão premiada.
» Trekking na Viña Montes
Também é possível fazer uma trilha de 6km pelos vinhedos da Montes, nas colinas do Cerro Divisadero. E experimentar os deliciosos vinhos Montes.
A caminhada começa às 9h30 e tem 4 horas de duração.
Seguro viagem para o Chile é obrigatório
É super recomendado ter um seguro viagem para o Chile.
A dica é usar um comparador online para contratar o melhor seguro pelo menor preço, de maneira fácil, rápida e online. Eu uso e recomendo o site da Seguros Promo, que tem o melhor preço e atendimento do mercado.
Use o nosso cupom TOPENSANDO15 e ganhe até 20% de desconto fazendo o pagamento com PIX. Vale a pena demais.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para o Chile
Restaurante Fuegos de Apalta
Para completar a experiência de visitar a vinícola Montes, não deixe de experimentar as delícias do icônico Fuegos de Apalta.
O restaurante pertence ao famoso chef argentino Francis Mallmann, mentor da ex-Masterchef Paola Carosella.
O menu é incrível, o serviço impecável e a localização privilegiada. O restaurante fica, literalmente, dentro das parreiras da vinícola, com vista arrebatadora para os montes. Vale a pena visitar e experimentar.
Para quem não conhece o chef Francis Mallmann, vale a pena assistir o episódio dele na série Chef’s Table, na Netflix. É o terceiro episódio da primeira temporada e um dos melhores!
Vinícola Montes | No Mapa
Confira a localização da Viña Montes no mapa interativo abaixo.
Leia também: Como usar um mapa do Google para organizar sua viagem
Como chegar à Vinícola Montes no Chile
O endereço da Vinícola Montes é Parcela 15 – Millahue de Apalta, no Valle de Colchagua, a cerca de 180km de Santiago.
Você pode alugar um carro em Santiago e dirigir até lá. Dessa maneira é super fácil fazer um bate-e-volta da capital chilena.
Lembrando que o ideal é sempre ter um motorista da rodada, já que vinho e direção não combinam, né?
Se você quiser visitar as outras excelentes vinícolas da região, recomendo passar pelo menos uma noite em Santa Cruz. Vale a pena!
Tour pelo Vale de Apalta
Como alternativa, você pode contratar um tour pelo Valle de Apalta a partir de Santa Cruz, que inclui visita à Viña Montes ou Viña Neyen (dependendo da disponibilidade) e na RC Viñedos.
Se você quiser, também pode reservar um tour de bicicleta elétrica pelos vinhedos do vale de Apalta.
Qual a melhor época para visitar as vinícolas no Chile?
No mês de janeiro, as parreiras estavam bem verdinhas e jovens. Entre março e abril acontecem as tradicionais festas da vindima. Eventos para comemorar a colheita da uva.
Leia mais dicas de viagem para o Chile
- Regras e requisitos para uma viagem para o Chile
- Hotéis no Chile com até 50% de desconto
- Aluguel de carro no Chile vale a pena?
- Como escolher o melhor seguro viagem para o Chile
- Patagônia Aysén: a Pagatônia chilena como você nunca viu
- Capillas de mármol: conheça a catedral de mármore no Chile
- Temporada de Neve no Chile: as melhores estações de esqui
- Lagunas Escondidas de Baltinache no Atacama
- Iorana: Bem-vindos à Ilha de Páscoa
- Seguro de cancelamento de viagem: preciso de um?
- Qual o melhor seguro viagem para estudante e intercâmbio?
Salve essas dicas sobre uma das melhores vinícolas do Chile
Bom dia,
Algum cupom de desconto para o Tour da Vinicola Montes?
Obrigada
oi Fabíola, tudo bem? Infelizmente não tenho. :(. Se achar, me conta, hein? Obrigada pela visita!
Desejo comprar uma replica do Anjo da Vinicola Montes Alpha. Como fazer?
Entrando em contato com eles.